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Alimentação saudável

Terça-feira, 04.10.11

Não existe melhor sinonimo para dieta do que estas duas palavras: Alimentação saudável. Se tiveres uma alimentação cuidada e bastante equilibrada é o suficiente para te sentires bem contigo própria e não sentires necessidade de recorrer a dietas ditas de 'milagrosas'. As dietas relâmpago são péssimas para a saúde e não penses que é só no Verão que te deves cuidar.

É importante comer sempre de três em três horas, mas todas nós sabemos o quanto difícil se torna controlar este horário. A escola ou o trabalho acaba por fazer com que esta rotina não seja fácil de adquirir. O Pequeno-almoço, almoço e jantar são refeições muito importantes, por nada as deves saltar, se o fizeres estás a errar. Além das refeições essenciais deves fazer pelo menos dois lanches por dia (um de manha e outro há tarde), lanches esses saudáveis. 

 

Substitui as sobremesas e os bolos dos lanches por uma ou duas peças de frutas. Por dia deves ingerir no mínimo três peças de fruta, com a diversidade que existe de certeza que encontras algumas frutas de que gostas. Tão importante como a fruta, são os vegetais (aliás na pirâmide alimentar têm igual peso). Tenta sempre acompanhar o prato principal com alguns vegetais são fontes de fibras, vitaminas e minerais. Se gostares de cenouras cruas, quando estiveres em casa quase a atacar um chocolate opta por comer uma. 

Para quem está na Universidade ou para quem trabalha e vive sozinha por vezes torna-se chato cozinhar apenas para si própria, ou outras vezes o cansaço leva a não querer fazer uma refeição mais equilibrada e o resultado acaba por ser umas salsichas, ovos estrelados ou uns fritos, alimentos que esses que devem ser consumidos no máximo uma vez por semana (se poderem ser evitados melhor ainda). Se não tens muito tempo opta antes por uma salada fria, é um prato igualmente rápido mas que não se torna tão prejudicial há saúde. 

 

Um ingrediente muito prejudicial há saúde é o sal. Não deves abusar do sal e deves ter bastante cuidado com os alimentos que já contem bastante sal embutido tal como as salsichas, as linguiças e o presunto. O excesso de sal aumenta o risco de vires a desenvolver doenças no coração e nos rins. 

Os refrigerantes não só contribuem para que ganhes um pouco de barriguinha como fazem mal à saúde. Dá preferência a um sumo natural ás refeições e a um batido ao lanche (mas atenção, os sumos naturais bem como os batidos são substituem o consumo de fruta). Falando ainda em bebidas, deves consumir diariamente pelo menos 2 litros de água. A água ajuda a manter o corpo hidratado. Porém deves evitar ingerir água durante as refeições. Bebe antes, ou depois de almoçares ou jantares. 

 

Mas como todas nós gostamos do que é bom (e que infelizmente só faz é mal há saúde) uma vez por semana podemos nos deliciar com um doce e outro dia com um prato menos saudável como os fritos, por exemplo. Quando falamos de alimentação saudável é importante também referir que devemos sempre comer de tudo. Por isso, comer uma vez por semana algo com mais gordura ou com açúcar a mais do que comemos no dia-a-dia também faz parte de uma alimentação equilibrada. 

 

(Desculpem o tamanho do post mas queria falar sobre tudo)

Autoria e outros dados (tags, etc)

por vivaabeleza às 23:17











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